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Conheça a FADAConheça a nossa metodologia

A Fada – Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Autista estimula uma metodologia de trabalho que explore o que há de mais eficiente no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

 Usamos como base de referência a Análise Aplicada do Comportamento (ABA), que é uma ciência voltada para melhorar a qualidade de vida, ensinando comportamentos mais adaptativos e diminuindo comportamentos repetitivos e incomuns. Ela também nos ajuda a montar procedimentos e manejos mais adequados em nossa intervenção diária, além de dar suporte para aplicarmos com mais eficiência os métodos utilizados na Fundação.

Para proporcionar mais autonomia aos alunos em nossas atividades, usamos o Currículo Funcional Natural (CFN), que nos permite ter uma visão diferenciada em Atividades de Vida Diária (AVDs) e nas Atividades de Vida Prática (AVPs), que são a nossa base para os atendimentos feitos na Ong.

Também exploramos o método Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação (TEACCH), que estrutura e organiza nossas salas, além de nos amparar em relação à confecção de materiais pedagógicos e de pistas visuais na aplicação de atividades de sala.

Tudo pensado para oferecer maior autonomia aos nossos atendidos. É importante lembrar que esse modelo tem como princípios que o ambiente organizado, o ensino estruturado e a previsibilidade favorecem o aprendizado e o desenvolvimento de pessoas com TEA.

Como sabemos, as pessoas com TEA apresentam uma dificuldade na comunicação (expressiva e/ou receptiva), podendo se comunicar bem em algumas situações e/ou até ter a ausência da fala. Isso dificulta, por exemplo, fazer pedidos simples ou identificar os nossos pedidos, dependendo do grau e de seu comprometimento em determinadas áreas.

É por causa disso que o Programa de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) é uma metodologia aliada do nosso trabalho. Afinal, nos permite dar suporte na comunicação de nossos alunos, fazendo uso de forma alternativa ou aumentativa de acordo com a avaliação realizada individualmente.

O planejamento das atividades e habilidades a serem desenvolvidas por cada aluno é feito com orientação no protocolo de Avaliação de Linguagem Básica e Habilidades de Aprendizado (ABLLS). Ele nos mostra as necessidades a serem desenvolvidas e assim podemos programar a melhor abordagem para cada um.

A avaliação é realizada a cada seis meses ou pode depender da necessidade apresentada. Além disso, os pais são peças fundamentais na criação do currículo para os próprios filhos, ajudando a elencar comportamentos alvos e habilidades a serem desenvolvidas para melhorar o bem estar, a qualidade de vida e autonomia no dia a dia.

 Todo o processo de trabalho desenvolvido é acompanhado por supervisores capacitados e por uma equipe técnica especializada.

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